Sunday, April 8, 2007

Desabafo

FIBROMIALGIA

Amigas, este não é um blog para falar de doenças, mas gostava de partilhar convosco o seguinte:
Para além de outros problemas de saúde tenho FIBROMIALGIA. Patologia reumática, que se caracteriza por DÔRES generalizadas principalmente nos músculos e uma FADIGA incomportável.
Infelizmente ainda é considerada por muitas pessoas como uma doença do foro psícologico. Mas, não é. Apesar das depressões serem muito frequentes, porque as pessoas dormem muito pouco e acaba por ser uma bola de neve. Não se descansa, as dores aumentam e a fadiga também. As queixas dos doentes são bem reais. Há dias que as nossas capacidades físicas se vão e não conseguimos fazer as coisas mais simples e básicas da nossa vida, como tomar banho, lavar os dentes, comer, caminhar, etc, etc.
Muito menos cumprir na perfeição as tarefas dos nossos empregos, fazendo com que tanto colegas como entidade empregadora por vezes não entendam a falta de rendimento e as baixas constantes.
(Muitas vezes tenho vontade de fazer trabalhinhos até para me ajudar a distrair, mas as dores no corpo e a fadiga não me permitem).
As capacidades cognitivas em muitas pessoas fica afectada, (noutras não) daí o receio de falhar, principalmente no local de trabalho. (este é o meu caso).
Teria muito e muito mais a dizer, mas não vos quero maçar.
Resolvi falar por alto desta “síndrome”, para ao mesmo tempo fazer um pedido e dar um abraço:
O pedido é – caso conheçam alguém que se queixe que tem Fibromialgia, tentem compreender, (não é ter pena), é ter uma palavra amiga.
Caso alguém das nossas amigas bloguistas tenha Fibromialgia, deixo o meu abraço de carinho e amizade.
Temos no nosso espaço dos blogs pessoas que eu admiro muito, porque têm problemas físicos e de saúde e não deixam cair os braços. Para elas a minha grande admiração.
Peço desculpa por ter trazido para o blog este tema, mas achei que estava na altura de justificar perante todas as amigas as épocas de ausência de trabalhinhos meus.
Muito obrigada
Com muito carinho
olharbiju

27 comments:

Anonymous said...

Miga, conheço algumas pessoas que padecem dessa doença tão incompreendida pela maioria das pessoas... Creio que isso é por puro desconhecimento... Força! Não te desanimes! O facto de teres este hobby é excelente! Dá-te certamente mais coragem para enfrentares os dias menos bons...
O ano passado tive um acidente de viação em que fiz traumatismo cervical e dorsal... Após um período de fisioterapia e repouso estou bem melhor... Pelo menos aparentemente, já que as mudanças de tempo (e ultimamente o tempo tem variado muito) ainda me afectam... E creio que será sempre assim...
Mas há que não desanimar, não achas?

Um beijo

Sónia

faty said...

ola amiga

obrigado por partilhares conosco a tua doença ... até me emocionei mas entendo bem e aqui em casa como sabes eu sou paraplegica e minha mae tb tem uma doença que por vezes deixa de andar é mto complicado mas com a ajuda de deus vamos vivendo : o meu lema é um dia de cada vez .
Temos que dar mto amor e sermos todos amigos .
Eu tb quando estou a fazer renda fico mto cansada e sei k n devia fazer tanta mas sinto-me bem comigo mesma e ocupada... o dia a dia de uma patraplegica é dificil pq existem mtas coisas k n podemos fazer .


nunca desanimes e tens aqui uma amiga , fiquei super feliz por saber a tua doença , obrigado amiga .


bjocas a todos ai em casa da sempre amiga faty .

Eduardo Costa said...

Ola amiga (permita que a trate assim)para lhe dar 1 força, pus 1 carinho no meu blog...toda a força do Mundo para si! 1 ab Edu

Artes said...

vAmiga, também sofro de fibromialgia e como te entendo!!!!!!! aprendemos a viver com essas dores mas por vezes...
Coragem !
beijos
lagartinha

Flor do Céu said...

Que Deus lhe abrace com muito calor e amor, para que nunca lhe falte, esperança e fé. Força!

Anonymous said...

Que boa ideia, uma troca! Podes contar comigo!
Espero que hoje te sintas melhor! Eu nem por isso, por causa do nevoeiro matinal...

Catarina Ferreira said...

Ola. Por acaso eu nao conheço ninguem que tenha e desconhecia essa doença =/ Acredito como deve custar. Estes desabafos tambem sao precisos, mesmo para mostrar as pessoas o que as vezes é desconhecido. Desejo a maior força do mundo, que tudo corra melhor sim ?
Um beijinho grande e boa semana.

*catarina

Artes said...

Olá amiga,
Que tal uma troquinha para nos distrairmos? Não quero que desistas das coisas que te podem dar prazer. Gostava muito e assim poderemos conhecermo-nos melhor.
Beijão
Lagartinha

miquinhas e cia said...

Amiga, desconhecia que padecias dessa doença, mas conheço-a. Tenho uma colega que infelizmente está de baixa há dois anos devido à fibromialgia.
Não desanimes, quando te encontrares mais fragilizada podes contar connosco para uma palavra de conforto. Estaremos aqui para te apoiar.
Beijinhos

Fátima said...

Mais um dia...Que hoje soprem os ventos a favor da renovação.
Traga tudo novo de novo.
Nova esperança novo ar,nova alma,
novo amor.

Que você tenha uma otima semana.
Beijos.

*****Fátima****

Fátima said...

oi amiga,não conheço nenhuma pessoa que tenha ,mas imagino que deve ser horrivel viver com dores, mas tenha força e jamais deixe o desanimo tomar conta de voçê,diga a toda instante que você já está curada que você é filha de Deus
perfeita e que a sua saúde é perfeita. fique com DEUS. BEIJOS. FATIMA

Sónia said...

Olá amiga! Já tinha percebido que tinhas problemas de saúde mas não sabia que sofrias dessa doença. Sei que é uma doença incompreendida pela sociedade mas também sei que é uma doença muito dolorosa, lembro-me de já ter visto uma reportagem sobre ela. Olha querida, podes contar comigo para rudo que precises. Força amiga não desanimes e aproveita o teu talento! Beijinhos!
Sónia

alice said...

Beijinhos muito grandes e não desanimes
Alice

cantinho dos fios said...

Olá Alice quero deixar-te uma palavra de força e não desistas das coisas que gostas de fazer. Não maçaste ninguém com este desabafo, pelo contrário, às vezes faz falta deitar as coisas cá para fora. Um beijinho grande e não desanimes.

Carla

Unknown said...

Olá!
Penso que por mil palavras que sejam ditas apenas aquelas de conforto, carinho e amizade, sao as que realmente interessam. E apesar de tudo a vida prega-nos algumas partidas...mas nos também lhe podemos pregar grandes partidas! E a melhor partida que poderá dar à sua é viver sempre feliz, cheia de força e mostrar-lhe que é mais forte que qualquer doença! E claro continuar a criar peças de bijuteria liindas!
Beijinhos grandes!

PozinhosMagicos said...

Olá, tenho uma amiga muito proxima que tem essa doença, a maioria das vezes, incompreendida pelas pessoas que a rodeiam. Quero deixar-te um beijinho de apoio e de força para que tudo corra pelo melhor e que não desistas:)bjs

pettybiju said...

miga, apesar de n nos conhecermos, te digo já que nunca terei sentimento de pena, mas sim respeito e louvor, por quem sente na pele a revolta de viver num pais de imcompreendidos, onde por se ter uma "pequena" diferença se é posto á margem da lei, como um criminoso.
Contunua a fazer os teus trabalhos n pares, sempre com muita força de vontade, pois a vida é dificil mas o mundo nao acabou, vamos continuar, pq ainda á muita vida para viver.
Eu n conheço ninguem com o teu problema daí n poder ajudar com grandes conhecimentos mas calculo q seja mto dramatico, pq pelo q percebi tudo o q é basico na vida se torna um castigo, daí o unico beneficio seria uma palavra amiga e confortante.

muitos beijinhos e não desanimes.

P.s eu tb tenho um blog, se quiseres frequentar, cá vai:www.pettybiju.blogspot.com

Unknown said...

Que dizer..., que és uma mulher muito corajosa(és uma mulher do norte), pois quase sempre todos fugimos de falar das nossas dores, sejam elas quais forem. Desejo que passes o melhor possível e que a ciência avance rapidamente e se descubra tratamento ou cura para a tua doença.
E quero ver o teu blog cheio das coisas lindas que tu fazes.
Obrigada por gostares do meu nenúfar.
Bjs

Eduardo Costa said...

desculpe abusar do seu blog mas isto é 1 pedido de socorro!!!! desapareceu 1 menino!!! passem no blog lacoeabraco.blogspot.com pf passem por la!!!!!

Coisas de Mulher said...

Olá minha querida Alice!
Umas palavrinhas apenas para lhe desejar muita força e muitas alegrias que façam esquecer um pouco esse tormento. Sei que deve ser muito difícil, já li bastante sobre esse assunto.
Não se esqueça que estamos aqui todas a torcer por si e que todas estas amigas virtuais sentem um enorme carinho pela pessoa linda que a Alice é!
Um comboio de beijinhos só para si!
Helena

Sandra Soares said...

Olha mocinha, queria dizer-te que tenho muito respeito por pessoas como tu, que padecem de doenças que complicam a vida, que não permitem programar o dia seguinte e, que ainda assim, são pessoas fantásticas, que ainda fazem o impossível pela sua vida...
Admiro a tua coragem para fazeres coisas lindas, apesar dos pesares.
Já ouvi falar dessa doença e entendo que deve haver muitas alturas difíceis. Mas força, o pessoal destas andanças compreende-te e apoia-te no que for possível, não é malta?
Nunca desanimes, e quando estiveres em baixo pensa no bom que a vida te dá!
Jinhos e muita, muita força

Anonymous said...

Olá querida amiga...

Não conheço a doença e desconheço quem a tenha (pessoas que eu conheça pessoalmnte!), porém imagino o que sentes e o que sofres pela incompreensão das pessoas...eu sofro de depressão, acho até que já é crónica, e sinto na pele essa incompreensão, até das pessoas que mais de perto lidam comigo e daquelas que melhor me conhecem...é uma situação muito dificil e complicada, e por vezes a única coisa que me apetece é desaparecer, coisa que infelizmente já tentei...ainda no findi da Páscoa o meu irmão me disse que o que eu quero é que as pessoas tenham pena de mim...isto doeu muito, muito mesmo...não, eu não preciso que ninguém tenha pena de mim, apenas quero conforto, compreensão, etc...

Enfim...o que te posso dizer é que precisas de ser muito forte...tens de ter muita coragem e nunca por nunca pensares em desistir...no que eu te puder ajudar, já sabes, tens aqui uma amiga, um ombro, uma boa ouvinte...

Voltarei em breve para ver as tuas magníficas criações e ver como andas...

Ah, no caso de quereres fazer uma troquinha comigo, terei muito gosto, ok??

Aguardo a tua visitinha no meu blog: http://lunacessorios.weblogger.com.br

Beijinhos grandes e muito carinhosos...

Ana Lopes said...

Alicita as melhoras breves, bem sei que essas doenças não se curam de um dia para o outro, eu própria sou mais nova e já tive uma depressão e ainda continuo medicada, e claro existem pessoas que não compreendem este tipo de doenças não é!!!!! Mas temos de viver a nossa vida e ter muita força e alegria, pq senão, pensar na vida e no que nos rodeia não vale mesmo a pena...... temos é de acreditar em nós próprios e fazer algo em que nos sinta-mos realizados e bem dispostos, eu por exemplo, isto das bricolges é um escape, pois tb estou desempregada e se não fossem os meus bonequinhos era fútil e sem vida.
Vá força e bola para a frente^__^
Muitas felicidades e beijinhos da Ana

CriCri - ICDesign said...

Ola.
Ao partilhares a tua doença vais sem dúvida ajudar muitas pessoas.
Parabéns pela tua coragem e pelo teu dom de fazeres coisas tão belas. Esta é tb uma delas...ajudar quem está a tua volta.

Beijinhos

rosa dourada/ondina azul said...

Olá,
quero agradecer-te teres visitado o meu cantinho que é recente.
Ao ler este artigo, digo-te, conta comigo, sempre que precisares.
Desejo-te muita força e coragem.

Bjs. animadoras

Vale de Cores said...

Beijinhos muito grandes e força para continuares sempre a alegrar os nossos dias com as tuas palavras lindas que sempre nos dão uma alegria imensa!
Nunca desanimes!!!

sofia said...

ola...Não te conheço, mas te desejo mt força e coragem..Conheço pessoas com essa doença e com outras parecidas...Sei +/- do que falas..bjinho gd***

olharbiju

Lucky

Lucky
Bons sonhos

Adoro esta música e dedico às minhas amigas brasileiras.

Partilho com vocês uma música que gosto muito...

Dedico esta música a todas as pessoas que precisam que a vida seja linda...

Dedico às minhas amigas de lingua espanhola...