Tuesday, October 28, 2008

Coração...Arritmias.


ARRITMIAS:
Vou falar das menos complicadas.
Muitas vezes quando crianças temos muitas infecções de garganta (amigdalites).
Em anos já remotos nem se fazia antibiótico,(muitas vezes o mais eficáz...a BENDITA PENINCILINA...que doi só um tiquinho...)
Felizmente que esses tempos já lá vão e todos levamos as nossas crianças ao médico quando têm esse tipo de infecções, assim como as OTITES.
Começam, portanto, cedo, a tomar o antibiotico que o Pediatra receita.
Ora bem...mesmo tratadas estas infecções fazem muitas vezes as suas mazelas, não sendo contudo tão graves como as de quem não fáz tratamento.
E porquê? Porque o "pús" que se vai libertando da garganta, sendo estas infecções frequentes, vai se alojando nas VALVULAS CARDIACAS, NAS SUPRA-RENAIS e não só.
Quando a pessoa é adulta,embora jovem, pode começar a ter com alguma frequência arritmias cardiacas, que causam bastante incomodo.
Estas arritmias podem ser fisiologicas, ou seja acontecem, mas não causam qualquer dano e a maior parte das vezes com a idade da /do jovem vão passando.Contudo deve SEMPRE ser FEITO um DESPISTE para verificar qual a etiologia destas arritmias.
Estas arritmias apresentam-se muitas vezes deste modo:
BATIMENTOS ACELARADOS E DESCOMPASSADOS do coração.Ao fazer um E.C.G.(electrocardiograma)num altura de crise, vão aparecer no gráfico, batimentos "ditos" normais e as chamadas "SALVAS de EXTRA-SISTOLES, sendo estas SINUSAIS, ou UMA TAQUICARDIA SINUSAL". (Porque há as extra-sistoles ventriculares que aparecendo
em determinado número, já são situações para o doente ser seguido com periocidade plo seu cardiologista).
Não quero com isto dizer que quem tem ARRITMIAS SINUSAIS, não tenha tambem que ser acompanhada por cardiologia e muitas vezes fazer medicação.
Por vezes tambem acontecem estas TAQUICARDIAS de forma SÚBITA, que não passando nos minutos seguintes a pessoa deve recorrer ao SU mais proximo para lhe ser administrada terapeutica que reverta a situação ficando o coração a "BATER COM RITMO SINUSAL E BOA FREQUÊNCIA CARDIACA,(ou seja os batimentos cardiacos baixem para valores nomais).
Quando uma pessoa começa a sentir estes desconfortos deve procurar um cardiologista e o médico deve fazer o despiste deste tipo de arritmias com vários exames que são fáceis de realizar:
ELECTROCARDIOGRAMA.
ECOCARDIOGRAMA.
PROVA DE ESFORÇO

HOLLTER DE 24 HORAS-(é colocado no doente por um técnico/ca uns electrodos em zonas estratégicas do peito, transmitindo, estes, todos os impulsos para um aparelho que tem uma "cassete" e que fica colocado com um cinto na pessoa.
É entregue um cartão onde a pessoa aponta tudo que a técnica/co lhe dão indicação para fazer.
É combinada a hora e no dia seguinte o aparelho é retirado e depois lido num computador que vai mostrar um gráfico com toda a actividade cardiaca que existiu, mesmo enquanto a pessoa está a dormir.
IMPORTANTE...A PESSOA DEVE FAZER A SUA VIDA NORMAL SEM QUALQUER RECEIO.

Depois de todos estes exames feitos a/o DOENTE ficará esclarecido do que tem concretamente e o médico agirá em conformidade com os resultados obtidos.

MUITO IMPORTANTE...SEI QUE É DIFICIL...mas não entrar em STRESS.
ESPERO TER AJUDADO UM BOCADINHO.

7 comments:

artes_romao said...

Boa tarde,td bem?
e claro k ajudas, obrigado...
e deves ajudar outras pessoas, porque tb mt esclarecedor este post,de certeza k estao ou ja estiveram nas mesmas circunstancias k eu...
mas já esclareci +- o k se concluiu ontem no medico...
fika bem,jinhos***

Sofia said...

olá Alice.
Em primeiro lugar digo-te que o J. adorou o presente, principalmente pelo carinho...os caramelos ainda resistem ,mas não deverá ser por mito tempo. Felizmente o J. já está muito melhor, pois com alguma medicação acalmou e recuperou o apetite ( com cortizona). Continuamos por Lisboa porque alem de de consultas e exames nos próximos dias. Ele aqui também sente mais segurança por estar perto do hospital. Logo até vamos ao cinema ver o mamma mia...para animar ...
beijinho grande
Sofia e J.

arca surpresa said...

Olá nina, Bom Dia, tenho Novidades, dá uma espreitadela. arca-surpresa.blogspot.com

Anonymous said...

Olá!
Parabéns pelo blog, é muito proveitoso, os posts são bastante interessantes.
Beijinhos...

Unknown said...

Olá Alice,
Uma verdadeira lição de Medicina!!
Beijinhos grandes,
Lia.

Faty said...

Ola madrinha


O meu pé continua negro e agora pa complicar estou com infecção urinaria .
Mas já tou habituada e tenho que me mentalizar ... a minha vida vai ser sempre assim .


beijos querida

Maria said...

Olá! Obrigada pela visita ao meu cantinho! Sabes, há pouco mais de um ano falei ao meu médico de família que vinha tendo algumas arritmias (achava eu), que o coração dava um solavanco de vez em quando... que passou a ser com bastante frequência. Vim a descobrir que afinal era ansiedade! Entretanto fiz tratamento, e por enquanto a coisa está controlada. Mas pensava mesmo que era arritmia! Há que distinguir estas situações. Bjinhos

olharbiju

Lucky

Lucky
Bons sonhos

Adoro esta música e dedico às minhas amigas brasileiras.

Partilho com vocês uma música que gosto muito...

Dedico esta música a todas as pessoas que precisam que a vida seja linda...

Dedico às minhas amigas de lingua espanhola...