Wednesday, January 27, 2010

Conclusão...

Depois de um dia de trabalho, ter jantado e descansado um pouco, Ana resolveu voltar para o computador para continuar a historia que estava perto de acabar, para a levar à Editora, no sentido de rever a sua primeira tentativa como escritora! Esta ser lida, retocada e asseite em livro, conforme combinado.
As ideias fluiam a bom ritmo... Sim terminaria esta noite.
Teriam já passado algumas horas, quando resolveu parar um pouco, e ir tomar um copo de leite quente... Foi nessa altura que recordou a noite anterior e o que se tinha passado... A sua amiga... a Magestosa BORBOLETA AZUL!
Nessa noite não deixou a pequenina abertura da janela, mas havia mais janelas! Teria a sua amiga entrado sem Ana se aperceber? Foi até à varanda onde tinha vasos de flôres, podia ser que ela estivesse entre as folhas.Mas não...
Entrou na sala, lá tambem tinha vasos... Mas a sua nova e querida amiga tambem não estava.
Ana voltou para a secretária. Sentou-se conformada e ao mesmo tempo pensou:
Ela encontrou as suas amigas e está feliz.
Continuou então a parte final do livro.
De repente,como de manhã algo pousou levemente no seu ombro!Seria...seria a sua amiga!Olhou devagar e lá estava a MAGESTOSA BORBOLETA AZUL a fazer companhia a Ana. O bater das suas lindas asas quase dava para adivinhar que esteve sempre ali perto a ver Ana a escrever... e a mostrar-lhe que seria sua amiga, não deixando que Ana se sentisse só.
Feliz , Ana continuou a escrever e quase sem dar por isso escrevia a palavra FIM do seu futuro primeiro livro.
Percebeu o quanto a ajudou a sua amiga. DIFERENTES, mas nos bons e maus momentos estariam juntas... "sussurrou" a Linda BORBOLETA AZUL
Os reflexos do luar entravam p'la persiana como na noite anterior e o calor do candeeiro aquecia a sua amiga.
Ana deitou-se tranquila, e rapidamente adormeceu.


FIM

17 comments:

Anonymous said...

Olá! Não a conheço mas desde já me apresento: O meu nome é Maria e sou Professora de Português numa escola do Porto. Tenho a meu cargo 2o pares de olhitos curiosos e sedentos de histórias bonitas como a que acabou de escrever e por isso gostaria muito de convidá-la a vir brindar-nos com a sua presença na nossa escola e participar num projecto, no âmbito da promoção da leitura, intitulado "Quem ouve um conto...cresce um pouco".
Gostaria muito que aceitasse. Se a respsta for afirmativa entraremos em contacto.

beijinhos e parabéns!

Maria Aragão Montenegro

Anonymous said...

Tal como a colega do comentário anterior, também sou professora de português e espanta-me a apreciação que a colega faz do que leu.
Na verdade, a ideia da história até pode ser engraçada, mas a escrita, quer na sua forma, quer na sua ortografia, deixa muito a desejar.
Não sei quais as habilitações da autora da história mas, certamente, tem imensas limitações na escrita. A imaginação não é tudo...
Apesar de tudo, quero dizer à autora da história para continuar a escrever, mesmo com as suas limitações.

Beijinhos.

Ana Cristina Barbosa

Meus Netos...Minha Fortuna!!! said...

Olá Alice

Eu achei a história maravilhosa, sei que está muito de ti ali...adorei o final!
Parabens e um grande beijinho com carinho

Vóvó Cassuilda

Anonymous said...

Olá!
vim aki parar por acaso e gostei imenso da história. É leve e até me deu ânimo para me lançar na aventura da escrita. tenho muito tempo livre e por vezes não sei como ocupá-lo.
Com ou sem grande sabedoria livresca, o importante é que escrevamos. A escrita é sempre um "parto dificil" para qualquer um e mesmo que o começo não seja perfeito, um dia há-de ser... Afinal o que não faltam por aí são pseudo-escritores "ditos famosos" a escreverem sobre tudo e todos.
Quanto à apreciação que cada um faz, é legitima....Saramago escreve como escreve ... e é tido como um dos maiores escritores da actualidade. Por isso, cada apreciação vale o que vale, escreva sempre e muito pois Deus que era Deus, também não agradou a todos e o nosso amigo Saramago também não!

Obrigada pelo conto!
Acho que vou cõmeçar o meu....

Beijinhos

Catarina Styliano

Anonymous said...

Vou contar-lhe um segredo...há muitos anos atrás, numa fase difícil da minha vida pessoal, estive à beira de cometer uma loucura. Então, numa manhã ao escrever uma carta de "despedida" para alguns amigos, tive certamente um anjo que me guiou no sentido inverso, pois de repente estava a escrever, não uma carta de despedida, mas de agradecimento por tudo o k tinha tido até ali. A "coisa" correu tão bem, que por momentos perdi a vontade de fazer a tal loucura e senti uma vontade imensa de escrever. Sobre o quê? sobre tudo... escrevi, escrevi, escrevi...coisas boas, coisas péssimas,com lógica, sem lógica, mas escrevi. Acordava com esse objectivo e animei-me. Hoje posso gabar-me de ter escrito e publicado um pequeno livrinho de poesia, por isso escreva, escreva, escreva muito...
um beijinho

Maria José

Anonymous said...

Olá! Eu gostei muito da história. Tem de continuar a escrver porque ideias não devem faltar... Ninguém começa as coisas 100% perfeito, nunca conseguimos agradar a gregos e troianos, por isso minha querida acho que deve continuar a escrever. Mesmo que algumas pessoas a critiquem tem continuar a alimentar esse gosto bonito pela escrita. Quero ler mais histórias e dentro em breve estarei a comprar um livro recheado de histórias bonitas!!! PARABÈNS! Um beijinho muito especial.
Joana

Anonymous said...

Para uma pessoa especial chamada Alice...

Ter verdadeiro sucesso na vida é: rir muito e muitas vezes;
ganhar o respeito de pessoas inteligentes;
rir da "ignorância" dos outros; ganhar o reconhecimento de pessoas qualificadas e saber suportar a traição de falsos amigos;
apreciar a beleza;
procurar o melhor nos demais; deixar o mundo um pouco melhor de como o encontraste - com um filho são, um jardim bonito ou uma pessoa mais feliz e saber que ao menos alguém viveu melhor graças a ti.

E esta é a Alice que eu conheço!

MC

olharbiju said...

Muito obrigada por todos os comentários que recebi.
Sei que esta pequenina história carece de pontuação correcta e pode ter alguns erros de ortografia, como, refere a Srª Prof de português.
Quanto às minhas habilitações literárias, são as que eu achei necessárias para tirar um curso,e, como sempre adorei escrever, aceito que fale nas minhas limitações, mas tenho a dizer-lhe que tudo o que escrevo é com alma e coração e não movida por arrogãncia de ser a melhor.
Sempre gostei muito de ler, o que muitas pessoas não fazem, a não ser ler apenas e só as chamadas letras gordas dos jornais...
Contudo, expresso mais uma vez o meu agradecimento p'la sua apreciação e crítica.
Apesar de ter tido cuidado ao escrever esta simples históri, tentarei ter ainda mais numa proxima que escreva.

Bjnhos
alice

Faty said...

Ola madrinha

Passo rapidinho só para deixar um beijinho e agradecer os comentarios que tens deixado no meu blog .
Ando com mto pouco tempo pq este trabalho novo me deixa de rastos e chego super cansada a casa e depois fico sem vontade de vir ao blog ... ao fim de semana aproveito para descansar .
Gostei mto das historia linda que nos tens deixado e nunca deixes de escrever , não ligues aos comentarios maldosos - ninguem é perfeito e todos cometemos erros .
Força madrinha e continua a escrever .



Beijos e boa semana

Anonymous said...

Maldosas são determinadas atitudes que ferem irremediavelmente os que nos rodeiam. Não vejo como uma crítica construtiva possa ser maldosa. Temos que aceitar as críticas, pois só assim podemos melhorar e aperfeiçoar o que está mal.
Não conheço a autora da história nem tão pouco sei quais as suas habilitações escolares. Penso que temos que ser modestos. É hipocrisia ou falta de profissionalismo uma docente convidar uma pessoa para ir à sua escola publicitar uma história que contém erros ortográficos, que considero graves, para já não falar de outros.
Peço desculpa pela minha sinceridade mas, como docente da disciplina de português, não poderia deixar de comentar e expressar a minha opinião.

Ana Cristina Barbosa

olharbiju said...

Bom dia Srª Prof. Ana Cristina-
Agradeço desde já que tenha voltado a visitar o meu blog, e que tenha expresso novamente a sua opinião.
Num post mais acima já tento responder ao seu 1ºcomentário.
Para mim, quer as criticas, quer os elogios, São sempre bem vindos. Tudo em conjunto me ajuda.
O convite que me foi dirigido p'la sua colega, foi gratificante para mim. Claro que se aceitar a história terá que ser revista p'la própria para fazer as correcções que achar convenientes.
Mais uma vez, agradeço a sua vinda ao meu blog e a sua apreciação.


Bjnho
alice

Anonymous said...

Olá!

Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a sua prática. É pensando criticamente a prática de hoje e na de ontem, que há anos, defendo, que melhorar a minha prática pedagógica passaria inevitavelmente por abrir a escola ao exterior. Aliás a Reforma do Sistema Educativo em curso reclama (postula) uma Escola aberta à Comunidade Educativa, promovendo o intercâmbio de experiências entre todos os membros dessa comunidade, sem distinção de raças, culturas, saber livresco, etc.
Estimular a criatividade dos elementos da comunidade educativa, possibilitando realizações em domínios normalmente inibidos pela dimensão exclusivamente curricular, é para mim um orgulho enquanto professora e lamento que a colega não pense o mesmo e se ache tão superior a todo este contexto, que certamente parece desconhecer e não pratica, como era suposto ser a prática de uma boa profissional.
É evidente que a convidada será ajudada a rever o texto, tal como é feito em qualquer manual, em qualquer editora, e que mesmo assim não os impede muitas vezes de trazer gralhas, vários erros ortográficos e mesmo científicos.

Maria Aragão Montenegro

"O que impede de saber não são nem o tempo nem a inteligência, mas somente a falta de curiosidade. - "Agostinho da Silva

paula vicente artfactu said...

Bem, que dizer?
É lindissimo.
Beijos minha linda

albana said...

olá Alice
depois de ler tantos comentários o que posso eu dizer?
sempre gostei de histórias...e esta faz-me lembrar as histórias que eu inventava para contar às minhas filhotas quando eram pequeninas...por isso gostei muito!
Deve continuar a escrever, escreva muito! E agora diga lá...o seu netinho é fonte de inspiração, acertei?

Bjinho

albana said...

Voltei Alice, porque me esqueci de dizer o seguinte: a Alice acredita que nada acontece por acaso? Eu acredito...a Alice parece-me uma pessoa muito boa mas com grandes tristezas, todos temos problemas na vida e certamente lá terá as suas razões, por isso tenho quase a certeza que se aceitar o convite da Professora Maria, vai sentir-se muito bem. Aceite Alice...faça isso pelas crianças, mas principalmente por si!

Vá dando noticias...fico à espera!

um xi

M. Céu Fernandes said...

Olá querida.
Tu nunca passas despercebida, né? Lol!
A história é linda e adorei esta troca de emails! Ainda vais ficar famosa!
O importante é que encontres algo que te motive e ajude a ser feliz!
Um grande beijinho!
M. Céu

Sonia Facion said...

Oi Alice!!!

Grata por visitar meu blog.

Apareças quando quizeres, serás sempre bem vinda!!!!

Parabéns, linda a história.

Bjks e boa semana.

Sonia

olharbiju

Lucky

Lucky
Bons sonhos

Adoro esta música e dedico às minhas amigas brasileiras.

Partilho com vocês uma música que gosto muito...

Dedico esta música a todas as pessoas que precisam que a vida seja linda...

Dedico às minhas amigas de lingua espanhola...