O enfarte do miocardio é (era) uma patologia mais frequente nos homens, mas após a menopausa e a novos habitos da parte feminina, quase que aparece em igual percentagem nas mulheres.
-principais sintomas: #Dor no peito , do lado esquerdo, com irradiação para o braço esquerdo e pescoço. #Nauseas, vómitos, e sudorese intensa.Estes são sintomas caracteristicos, que deve levar a pessoa a recorrer ao serviço de Urgência, onde lhe serão feitos alguns exames de diagnóstico que ajudam a confirmar o Enfarte.Exames:
#Electrocardiograma, muitas vezes tb se realisa um Ecocardiograma. #Colheita de sangue, para fazer a pesquisa dos chamados enzimas cardiacos, (caso os valores estejam elevados é uma ajuda para a confirmação do diagnóstico)Tudo isto que estou a descrever, de uma maneira simples, é a forma mais caracteristica de considerarmos que o paciente está realmente com Enfarte do Miocárdio. Fica então internado , na UCIC (Unidade de Cuidados Intensivos Coronários), onde será mantida vigilãncia atravéz de monitores. Oxigénio, mais colheitas de sangue, administração de medicação sempre que o/a doente se queixar de dor e será realizado o mais breve possivel o Cateterismo. #Este exame é fácil de fazer nos dias de hoje. Consiste em introduzir um Catéter na região inguinal numa artéria de grande calibre---Fémural---o catéter é guiado e visualisado p'lo médico no aparelho (tipo televisor) onde vão aparecer podas as artérias, veias, valvulas, enfim...tudo o que diz respeito à parte coronária do doente, tendo assim o médico e toda a equipa a noção do seu estado. #O diagnóstico pode ser favorável, ou seja não haver "entupimento" de vasos importantes e o doente passará a ser vigiado na consulta de cardiologia, fazendo periodicamente exames, como o electrocardiograma, Eco, Prova de esforço e medicação que o Médico Cardiologista receite. #Em casos mais graves o doente terá que ser submetido a intervenção cirurgica, sendo a taxa se sucesso muito elevada. # Os sintomas que referi no inicio, são realmente a forma mais frequente das queixas dos doentes. Mas há Enfartes que podem apresentar outros sintomas, como por ex:#Dor nos queixos #Dor no meio do peito #Irradiação para o braço esquerdo e direito ou até só para o direito. # Nem sempre aparecem as nauseas, os vómitos os suores e a palidez.Tambem podem acontecer todos estes sintomas que referi, e ser um problema de coluna (hernias,por ex),Ou ser mesmo um Enfarte e naquele dia das queixas do doente, os exames apresentarem todos dados negativos. Aí o médico de urgência geralmente encaminha o doente para o Médico de Familia, para ser estudado e fazer os exames mais elaborados em regime ambulatório.
Atenção à alimentação, alcool,excesso de peso, não fumar... Fazer exercicio fisico moderado e saber tambem antecedentes de familiares. Espero ter ajudado um bocadinho. Muita saúde---e fiquem com todo o meu carinho
Os cravos foram e continuam a ser o simbolo da revolução que houve no nosso País.
25 de Abril de 1974...
Tanta coisa mudou...
Tanta coisa foi boa e tanta coisa foi má.
Vamos esperar que a crise Mundial melhore e termos Esperãnça que o nosso pequeno Portugal, venha a ganhar estabilidade e a vida das pessoas estabilise.
"Algumas vezes sabemos dentro de nós que devemos fazer qualquer coisa semelhante a plantar uma árvore, mesmo sabendo que nunca comeremos dos seus frutos nem descansaremos à sua sombra. Ou descobrimos que devemos aplicar-nos não tanto ao nosso pequeno problema, mas a reconstruir as ruínas imensas que nos rodeiam. E nunca como então somos tão grandes. E nunca como então estamos tão perto de nós mesmos". Este pensamento foi-me enviado num comentário por uma amiga, aqui para o blog, num post mais atras. Resolvi colocar na página principal, porque o acho lindo e penso que muitos de nós se identificam com ele. Ou não!
Olá minhas queridas amigas/os dos BLOGS e Anónimos. Há algum tempo que venho a receber comentários que dizem que o meu Blog estava melhor antes, quando eu postava às vezes o meu estado de alma. Há algum tempo resolvi mudar o contexto do Blog e apaguei inclusivamente alguns posts mais tristonhos. Fiz tudo isso porque comecei a notar que até vocês minhas amigas/os não frequentavam tanto o meu cantinho... Pudera, se vinham cá tristes, ainda mais tristes iam embora e ou comentavam a dar-me ânimo ou nem deixavam comentário. O meu intuito é que quem cá vem, seja para ver os meus trabalhinhos, fotos, comentários etc, saia daqui bem disposto, independentemente do estado de espírito da dona do Blog... "eu"! Sejam Felizes e venham visitar-me sempre que quiserem. Bem sabem que também tenho sentido de humor e isso está patente em muitos posts desde que iniciei o Blog e nos comentários que deixo a muitas de vós.