Monday, April 26, 2010

Enfarte do Miocardio (pequena explicação)


O enfarte do miocardio é (era) uma patologia mais frequente nos homens, mas após a menopausa e a novos habitos da parte feminina, quase que aparece em igual percentagem nas mulheres.

-principais sintomas:
#Dor no peito , do lado esquerdo, com irradiação para o braço esquerdo e pescoço.
#Nauseas, vómitos, e sudorese intensa. Estes são sintomas caracteristicos, que deve levar a pessoa a recorrer ao serviço de Urgência, onde lhe serão feitos alguns exames de diagnóstico que ajudam a confirmar o Enfarte. Exames:

#Electrocardiograma, muitas vezes tb se realisa um Ecocardiograma.
#Colheita de sangue, para fazer a pesquisa dos chamados enzimas cardiacos, (caso os valores estejam elevados é uma ajuda para a confirmação do diagnóstico) Tudo isto que estou a descrever, de uma maneira simples, é a forma mais caracteristica de considerarmos que o paciente está realmente com Enfarte do Miocárdio.
Fica então internado , na UCIC (Unidade de Cuidados Intensivos Coronários), onde será mantida vigilãncia atravéz de monitores.
Oxigénio, mais colheitas de sangue, administração de medicação sempre que o/a doente se queixar de dor e será realizado o mais breve possivel o Cateterismo.

#Este exame é fácil de fazer nos dias de hoje. Consiste em introduzir um Catéter na região inguinal numa artéria de grande calibre---Fémural---o catéter é guiado e visualisado p'lo médico no aparelho (tipo televisor) onde vão aparecer podas as artérias, veias, valvulas, enfim...tudo o que diz respeito à parte coronária do doente, tendo assim o médico e toda a equipa a noção do seu estado.
#O diagnóstico pode ser favorável, ou seja não haver "entupimento" de vasos importantes e o doente passará a ser vigiado na consulta de cardiologia, fazendo periodicamente exames, como o electrocardiograma, Eco, Prova de esforço e medicação que o Médico Cardiologista receite.
#Em casos mais graves o doente terá que ser submetido a intervenção cirurgica, sendo a taxa se sucesso muito elevada.
# Os sintomas que referi no inicio, são realmente a forma mais frequente das queixas dos doentes. Mas há Enfartes que podem apresentar outros sintomas, como por ex: #Dor nos queixos
#Dor no meio do peito
#Irradiação para o braço esquerdo e direito ou até só para o direito.
# Nem sempre aparecem as nauseas, os vómitos os suores e a palidez. Tambem podem acontecer todos estes sintomas que referi, e ser um problema de coluna (hernias,por ex),Ou ser mesmo um Enfarte e naquele dia das queixas do doente, os exames apresentarem todos dados negativos.
Aí o médico de urgência geralmente encaminha o doente para o Médico de Familia, para ser estudado e fazer os exames mais elaborados em regime ambulatório.


Atenção à alimentação, alcool,excesso de peso, não fumar...
Fazer exercicio fisico moderado e saber tambem antecedentes de familiares.
Espero ter ajudado um bocadinho.
Muita saúde---e fiquem com todo o meu carinho

alice

No comments:

olharbiju

Lucky

Lucky
Bons sonhos

Adoro esta música e dedico às minhas amigas brasileiras.

Partilho com vocês uma música que gosto muito...

Dedico esta música a todas as pessoas que precisam que a vida seja linda...

Dedico às minhas amigas de lingua espanhola...