Saturday, April 25, 2015



                                                      25 DE ABRIL DE 1974

... Muito distante está o dia 25 de Abril de 1974. Eu , regressada de Angola,(há mais ou menos um ano), País que me viu crescer, estudava no Liceu da Póvoa de Varzim. Como eu, muitos milhares de pessoas que vieram para as ruas nos tempos seguintes gritar "abaixo o fascismo" , desconhecia-mos completamente o que quer que esse nome representava. As manifestações sucediam-se, assim como os governos das Juntas Nacionais. Nunca fui ligada à politica. Não corria para a Baixa do Porto para as manifestações. Não, não tenho vergonha de o dizer, mas preferia ficar na residência de estudantes onde vivia quando vim para o Porto tirar o meu curso. Foi BOM acontecer o 25 de ABRIL?? Claro que foi... mas a turbulência dos anos que se seguiram com a entrega das províncias Ultramarinas (Angola, Moçambique e Guiné), e o "holocausto" da fuga de milhões de Portugueses, fossem eles de pele branca, preta ou mulata, foi o caos total. Só quem passou por essa situação de vida pode testemunhar o que sofreram. Portugal,(Metrópole), África do Sul, Brasil e alguns países da Europa, têm os chamados "Retornados" , nome infeliz dado a quem tentou salvar as suas vidas dos massacres entretanto acontecidos nestas colónias.Ainda hoje, passados mais de 40 anos, há mágoa, tristeza, de terem partido pois eram os países, (colónias) de onde a maior parte das pessoas eram filhos da terra, e que ao fugir deixaram para trás as suas histórias de vida.Muito mais eu teria a escrever, mas fico por aqui, pois passado todos estes anos, não sei se Portugal é um país LIVRE, Bom para os meus filhos e netos viverem!! Desculpem todas as pessoas que não estão de acordo com o que penso...

(alice ferreira, 25 de Abril de 2015)

7 comments:

Gracita said...

Oi Alice
Tomara que um dia seja possível dizer que o país é livre para as futuras gerações tenham orgulho de viver numa nação que respeita e ama seus filhos
Um lindo final de semana
Beijos

Francisco Manuel Carrajola Oliveira said...

O 25 de Abril foi uma coisa linda uma onda de liberdade para um povo que vivia oprimido e a preto e branco.
Acredito que acarretou também sofrimento para muitas familias que tiveram que começar uma nova vida noutro local.
Valçeu a pena? tudo vale a pena.......
Um bom fim de semana e um grande abraço minha amiga.

Arte & Emoções said...

Olá Alice! Passando para te cumprimentar e me deliciar com uma bela aula de história. A liberdade é tudo de mais confortante na vida do ser vivo.

Abraços e um ótimo domingo para ti e para os teus.

Furtado

Cidália Ferreira said...

Belo texto de recordações.



Bom Domingo

Beijinhos

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Ilesin said...

Una palabras que no dejan indiferente a nadie, muy bien expuesto.
besos

Maria Dos Anjos said...

Gostei muito!
Outros tempos.

Beijinhos visite-nos-http://quadrasepensamentos.blogspot.pt/

CÉU said...

Olá, Alice!

Mas por que motivo pede desculpa?
As pessoas são livres de pensarem o que quiserem. Era o que mais faltava! Além disso, não está a ofender ninguém, está, apenas, a expor, COM BASE NA VERDADE, aquilo que se passou consigo e com tantos outros.

A turbulência que se seguiu ao Abril, 25, foi muito parecida com a registada após a Implantação da Republica. Os governos só duravam dias, e fizeram-se coisas do arco da velha. Não vivi nesse tempo, claro, mas os historiadores, mais ou menos, isentos, descrevem esses acontecimentos com uma nitidez satisfatória.
E digo isto pke "quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto".

Ainda há dias, ouvi na televisão, uma senhora com alguma responsabilidade cívica e política, dizer que estávamos a viver numa ditadura. Eu até lhe comprava o bilhete de avião e mandava-a para a Coreia do Norte, se eles lá a quisessem, para ela viver em "liberdade".

Sabe, Alice? É UM DIREITO QUE LHE ASSISTE, quer seja de centro, direita, esquerda, frente, trás, ao viés, paralela, na diagonal ou na perpendicular.

Gostei da forma LÚCIDA E VERDADEIRA como "fala" com quem a lê. Não é quem vem, muito à posteriori, que sabe o que se passou e aquilo que vocês, chamados retornados, pke voltaram para a Metrópole, sofreram, deixaram, perderam.

A História, mais tarde ou mais cedo, vai dar uma resposta ao mundo, não tenha dúvidas.
Os seus filhos e netos, talvez, qual talvez, com certeza, é a expressão certa, tenham muito mais, em todos os aspetos, do que teve a Alice, mesmo tendo em Angola uma vida digna e satisfatória.

Bom resto de domingo.

Beijo, com apreço.

olharbiju

Lucky

Lucky
Bons sonhos

Adoro esta música e dedico às minhas amigas brasileiras.

Partilho com vocês uma música que gosto muito...

Dedico esta música a todas as pessoas que precisam que a vida seja linda...

Dedico às minhas amigas de lingua espanhola...